quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Quando as pessoas idosas podem ir para um lar de idosos

A decisão de internar um familiar idoso em um lar de idosos pode ser uma coisas mais difíceis que nunca vai fazer.

De fato, é comum que os filhos adultos a prometer-se eles nunca vão levar um pai  ou uma mãe para "esse tipo de lugar." Eles podem ser sinceros, mas esse tipo de promessa tem por base coisas que podem mudar. Promessas que incluem a palavra nunca ou sempre são irrealistas. Nenhum de nós sabe o que o futuro trará. 


Inicie o processo de tomada de decisão por fazer estas perguntas:

Está a encontrar dificuldades para continuar a dar cuidados para o seu familiar? Se sente emocionalmente esgotado ou cronicamente cansado? Será que o seu familiar necessita de reabilitação necessidade ou supervisão especializada?

Cuidar de um familiar idosos é um trabalho difícil. Como uma pessoa idosa exige mais e mais cuidado, o cuidador cansado, muitas vezes  se repreende a si mesmo por não amar mais, por não trabalhar mais duro, e por não ter mais energia para o poder cuidar melhor. No entanto, é difícil dar o tipo de carinho constante que muitos idosos precisam. Às vezes, uma pessoa idosa pode tornar seu trabalho ainda mais difícil por ser irritável, exigente, ou com raiva. Isto acontece nomeadamente em situações de demência, sobretudo demência de Alzheimer

É útil para discutir sua situação com um amigo ou em um grupo de apoio para os cuidadores. Além de ter o conforto de um ouvido atento, você pode chegar a algumas respostas práticas a situação específica de sua pessoa idosa. Pode encontrar novas maneiras de lidar com suas fraquezas e limitações.

Reconheça suas limitações

A sobrecarga do cuidador é uma das principais razões para que uma família internar um idoso em um lar de idosos. Vamos dar alguns dados (de USA)

(1)  Mais de sete em cada dez cuidadores são mulheres, embora 27 por cento dos cuidadores são homens. Porque muitos cuidadores também trabalhar fora de casa - um número estimado de 14,4 milhões de trabalhadores integral e de tempo parcial equilíbrio cuidados e responsabilidades do trabalho

(2) Cansaço constante é um problema comum. Muitos estão descobrindo que eles não podem fazer tudo. Alguns têm de reduzir o seu horário de trabalho ou sair de um emprego, o que também reduz o seu rendimento durante anos assalariados-chave. Cuidadores se cansam de estar de plantão o tempo todo. A menos que eles podem encontrar alguém para ajudá-los, eles tendem a negligenciar as suas próprias vidas, sua saúde, seus casamentos e seus filhos, a fim de cuidar da pessoa idosa doente.

(3) Os cuidadores, muitas vezes se sentem isolados e sobrecarregados. Um em cada três cuidadores que prestam cuidados durante pelo menos 40 horas por semana, diz que ninguém mais ajuda. Como cuidadores lutam para sobreviver a uma situação difícil, eles podem não reconhecer as suas próprias necessidades. Aqueles que não têm um sistema de apoio são mais propensas a tensão emocional e problemas físicos e mentais (como depressão, insónia, dor nas costas, e outras condições de saúde) e são menos propensos a percorrer os complexos sistemas de cuidados de saúde e de serviço social de ajuda .

Se esta tentado cuidar de um idoso dependente, lembre-se que a sobrecarga é uma possibilidade muito real. É importante reconhecer o cuidado impacto está a ter sobre você e para obter apoio e bons conselhos sobre os serviços e recursos disponíveis. Se precisa da ajuda de amigos, parentes, irmãos, a vossa Igreja, e as organizações de base comunitária locais, estas podem ajudá-lo. Se ainda assim, não consegue cuidar de forma adequada, quiças seja o momento para fazer

Quando é tempo para o familiar se mudar para um lar de idosos, existem algumas coisas que pode fazer para tornar a transição mais fácil. 


Como escolher um lar de idosos

Siga estes passos para encontrar o Lar de Idosos que atenda às suas necessidades.
Passo 1: Encontre o Lar de Idosos em sua área.
Passo 2: Comparar a qualidade dos lares de idosos que está considerando.
Passo 3: Visite os lares de idosos que você está interessado ou visite alguém para conheça
Passo 4: Escolha a lar de idosos que atenda às suas necessidades.

Se quiser uma informação mais pormenorizada acerca do sector da terceira idade em Portugal pode consultar a página web acerca de lares de idosos


Passo 1: Encontre lares de idosos em sua área.
Para saber mais sobre as casas de repouso em sua área
Pergunte às pessoas que confia, como a sua família, amigos, ou vizinhos se eles tiveram experiência pessoal com lares de idosos. Eles podem ser capazes de recomendar um lar de idosos para você.
Pergunte ao seu médico se ele ou ela trabalha em algum lar de idosos.
■ Visite www.cartasocial.pt para encontrar lares de idosos em sua área.
■ Se você estiver no hospital, pergunte ao seu assistente social sobre lares de idosos e que seja tanto no início de sua permanência no hospital como
possível. A equipe do hospital deve ser capaz de ajudá-lo a encontrar um lar de idosos que atenda às suas necessidades.



Passo 2: Comparar a qualidade dos lares de idosos que está pensando.
Você pode querer usar uma variedade de recursos ao escolher um lar de idosos
Visite os lares de idosos em que está pensando.
Consulte a equipa da Segurança Social da sua zona
Consulte a equipa da equipa da Câmara Municipal correspondente

Passo 3: Visite os lares de idosos em que está interessado e marque uma visita.
Antes de visitar lares de idosos, considere o que é importante para você e pensar sobre as questões abaixo.

Qualidade de vida
■ Como será a lar de idosos ajuda me participação na vida social, atividades recreativas, religiosas ou culturais que são importantes para mim? Posso decidir quando quero participar?
■ Posso escolher o que hora de se levantar, ir dormir, ou tomar banho?
■ Posso ter visitantes a qualquer momento? Será que a lar de idosos me deixar
veja os visitantes que venham a visitar nas horas cedo ou mais tarde?
■ É o transporte fornecido para atividades fora do lar?
■ Posso levar o meu animal de estimação ou puder minha visita trazer um animal de estimação?
■ Posso decorar o meu quarto da forma que eu quero?
■ Como será o lar de idosos ter certeza que tenho privacidade quando eu receber visitas ou serviços de cuidados pessoais?
■ Eu seria capaz de deixar a instalação por algumas horas ou dias se eu optar por fazê-lo? Existem procedimentos para sair?

A qualidade do atendimento
■ O que é um plano de cuidados e que ele se parece?
■ Quem faz o plano de cuidados e como é que eles sabem o que eu quero, necessita, ou que deveria ser no plano?
■ Serão incluídas mis preferências no planeamento dos meus cuidados?
■ Quem são os médicos que vão cuidar de mim? Eu ainda posso ver o meu médicos pessoais? Quem vai me ajudar a organizar o transporte, se eu optar por continuar a ver os meus médicos pessoais e não visitar o
lar de idosos?
■ Quem vai me dar o cuidado que eu preciso?
■ Se um residente tem um problema de demência, como é que os funcionários lidar com este tipo de comportamento para proteger os moradores?
■ Há uma cama disponível agora ou posso adicionar o meu nome a uma lista de espera?

Pessoal
■ Existe pessoal suficiente para me dar o cuidado que eu preciso?
■ Terá a mesma equipe pessoas cuidar de mim um dia para outro ou eles mudar?
■ Que tipo de terapia é disponível nesta unidade? O pessoal de terapia esta disponível?
■ Existe um assistente social disponível? Posso encontrar com ele ou ela?

Preferência religiosa e cultural
■ O lar de idosos oferece o apoio religioso ou cultural que eu preciso? Se não, que tipo de regime que irá fornecer para atender minhas necessidades?
■ Será que eles oferecem opções especiais de dieta que a minha prática fé pode
exigir?

Refeições
■ O lar de idosos têm serviço de comida com o que eu ficaria satisfeito?
■ O lar de idosos proporcionar uma agradável experiência de jantar?
■ Será que o pessoal ajuda aos residentes a comer e beber durante as refeições se a ajuda é necessário?
■ Que tipos de refeições que a lar de idosos servir?
■ Poso ter escolha de alimentos em cada refeição? Existem opções e substitutos disponíveis, se eu não gosto de uma refeição especial?

Políticas
■ Existem regulamento interno que eu devo seguir?
■ Recebi um regulamento interno do lar de idosos?
■ O lar de idosos proporcionar um ambiente seguro? Os meus pertences pessoais estar seguro no meu quarto?
■ Será que a lar de idosos tem programas de medicina preventiva para ajudar a mantê-los saudáveis?
■ A lar de idosos tem um programa para vacinação contra da a gripe (influenza) e pneumonia?
■ Como é que o lar de idosos, permita-me o acesso a cuidados por parte dum dentista?
■ Como é que o lar de idosos, permita-me o acesso a cuidados de saúde mental?

Coisas importantes para saber quando visitar asilos
Antes de ir, ligar e marcar uma consulta para se encontrar com alguém da equipe. Se o Lar de Idosos não permite as visitas antes do internamento, isso deverá pensar sobre quando tomar sua decisão final.
Não tenha medo de fazer perguntas.
Pergunte ao pessoal para explicar qualquer coisa que não entenda. Por exemplo, se você ouvir uma pessoa gritando: pode ser porque eles estão confusos, não porque eles estão sendo negligenciados.
Pergunte para quem ligar se tiver mais dúvidas e anote o nome e número de telefone.
Se um residente ou família de um residente é conhecido seu, pode falar com eles sobre o atendimento oferecido no lar de idosos e sua experiência.
Não entrar em quartos ou áreas de cuidados, sem pedir aos residentes e a equipe do lar de idosos em primeiro lugar. Sempre bater primeiro e pedir a um residente antes de entrar o seu quarto.

Os moradores têm o direito à privacidade e pode se recusar a permitir entrar em seus quartos. Após sua visita, anote qualquer pergunta que você ainda tem sobre o lar de idosos ou a forma como lar de idosos casa de saúde vai atender às suas necessidades.